Páginas

sábado, 29 de outubro de 2011

Lula é diagnosticado com tumor e fará quimioterapia, diz hospital

  • O ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva foi diagnosticado com um tumor na laringe e será submetido a uma quimioterapia. A informação foi divulgada neste sábado pelo hospital Sírio-Libanês, de São Paulo.

    Em nota assinada pelo diretor técnico hospitalar, Antonio Carlos Onofre de Lira, e pelo diretor clínico, Paulo Cesar Ayroza Galvão, o hospital afirma que Lula está bem e que o tratamento começará nos próximos dias. O Instituto Lula informa que o tratamento começará na próxima segunda-feira.

    Confira a íntegra da nota do hospital Sírio-Libanês, de São Paulo:

    O Ex-Presidente da República, Sr. Luís [sic] Inácio Lula da Silva realizou exames no dia de hoje no Hospital Sírio-Libanês, em São Paulo, tendo sido diagnosticado um tumor localizado de laringe.

    Após avaliação multidisciplinar, foi definido tratamento inicial com quimioterapia, que será iniciado nos próximos dias. O paciente encontra-se bem e deverá realizar o tratamento em caráter ambulatorial.

    A equipe médica que assiste o Ex-Presidente é coordenada pelos Profs. Drs. Roberto Kalil Filho, Paulo Hoff, Artur Katz, Luiz Paulo Kowalski, Gilberto Castro e Rubens V. de Brito Neto.

    O Instituto Lula informou, por meio de nota, que o ex-presidente se submeteu a exames na sexta-feira no Sírio-Libanês após se queixar de dores na garganta.

    Segundo o Instituto, Lula deixará o hospital ainda neste sábado.

    Lula completou 66 anos de idade na quinta-feira passada. Ele comemorou o aniversário em seu apartamento em São Bernardo do Campo.

    Comunicado de Dilma

    "Como todos sabem, passei pelo mesmo tipo de tratamento (...) que me levou à recuperação total. Tenho certeza de que acontecerá o mesmo com o presidente Lula."

    Presidente Dilma Rousseff

    A presidente Dilma Rousseff emitiu nota prestando solidariedade a Lula, dizendo que torce pela rápida recuperação de seu antecessor e lembra que também passou por quimioterapia, mesmo tratamento ao qual Lula será submetido, quando combateu um câncer no sistema linfático, em 2009.

    Segue a íntegra da nota:

    Em meu nome e de todos os integrantes do governo, junto-me neste momento ao carinho e à torcida de todo o povo brasileiro pela rápida recuperação do presidente Lula.

    Graças aos exames preventivos, a descoberta do tumor foi feita em estágio que permite seu tratamento e cura. Como todos sabem, passei pelo mesmo tipo de tratamento, com a competente equipe médica do Hospital Sírio Libanês, que me levou à recuperação total. Tenho certeza de que acontecerá o mesmo com o presidente Lula.

    O presidente Lula é um líder, um símbolo e um exemplo para todos nós. Tenho certeza de que, com sua força, determinação e capacidade de superação de adversidades de todo o tipo, vai vencer mais esse desafio. Contará também, para isso, com o apoio e a força de D.Mariza [sic].

    Como Presidenta da República e ex-ministra do presidente Lula, mas, sobretudo, como sua amiga, companheira, irmã e admiradora, estarei a seu lado com meu apoio e amizade para acompanhar a superação de mais esse obstáculo.

    PT e PSDB

    "O presidente Lula ainda tem muito a contribuir para o debate político nacional"

    Sergio Guerra, presidente do PSDB

    O PT emitiu um comunicado afirmando que a direção nacional do partido conta com um pronto restabelecimento e pede à população que envie" uma calorosa mensagem de confiança e de energia positiva ao ex-presidente Lula neste momento de dificuldade".

    Por sua vez, o PSDB divulgou nota assinada por seu presidente, deputado Sergio Guerra (PE), manifestando preocupação e desejando que a recuperação de Lula seja "a mais rápida e bem sucedida".

    "O presidente Lula ainda tem muito a contribuir para o debate político nacional", afirma Guerra, no comunicado.

    Repercussões

    Entre os primeiros a comentarem o câncer de Lula, estão os líderes que participam da Cúpula Ibero-Americana, no Paraguai.

    "Que Lula possa vencer esta nova batalha, como um grande lutador que é", disse o presidente do Equador, Rafael Correa, segundo a agência de notícias EFE.

    O presidente paraguaio, Fernando Lugo, que também se curou de um câncer, falou que é importante que todos os líderes realizem check-ups com frequência.

    O Sírio-Libanês é o mesmo hospital que tratou, com êxito, o câncer do sistema linfático da presidente Dilma Rousseff em 2009, assim como o ex-vice-presidente José Alencar, morto este ano. Lugo, que foi diagnosticado com a mesma doença de Dilma, também foi tratado no local.

    O governo brasileiro propôs ao presidente venezuelano, Hugo Chávez, que seu câncer também fosse tratado no hospital de São Paulo. Ele, no entanto, optou por tratar-se em Cuba.

    Nenhum comentário:

    Postar um comentário