Páginas

sexta-feira, 19 de outubro de 2012

Governo exclui a Bahia e inclui o Tocantins no horário de verão

Horário começa neste domingo (21) e vai até 17 de fevereiro.
Governador da Bahia disse que houve muita reclamação da população.

 

O governo federal incluiu o Tocantins e excluiu a Bahia do horário de verão deste ano, de acordo com decreto publicado no Diário Oficial desta terça-feira (16). A Bahia foi excluída do horário a pedido do estado. Já o governo do Tocantins pediu para ser incluído, alegando que seria melhor para se adequar ao horário de funcionamento dos bancos e às tabelas de horários dos voos nos aeroportos.
O horário de verão começa neste domingo (21) quando moradores do Sul, Sudeste e Centro-Oeste e agora o Tocantins terão que adiantar os relógios em uma hora. O horário de verão vai até 17 de fevereiro de 2013 e, segundo o Ministério de Minas e Energia, durante o período há redução média de 5% no consumo de energia elétrica no horário de pico, que vai das 18h às 21h.
À meia-noite de sábado para domingo, moradores do Rio Grande do Sul, Santa Catarina, Paraná, São Paulo, Rio de Janeiro, Espírito Santo, Minas Gerais, Goiás, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Tocantins e  Distrito Federal terão que adiantar o relógio em uma hora.
O governador da Bahia, Jaques Wagner (PT), chegou a anunciar que o Estado manteria a adesão ao horário de verão, como ocorreu no ano passado. No entanto, o governador considerou as reclamações da população e pediu o cancelamento do horário.

"No ano passado tomei a decisão em função de manter a sintonia de horário com Brasília. Na ouvidoria [do governo], nos últimos 11 meses, tivemos 20 mil reclamações contra o horário de verão. É um volume grande. Fui a campo e fizemos uma pesquisa que revelou que 75% da população rejeita o horário de verão. Tomei a decisão porque a população é contra", disse.
Jaques Wagner informou que na quarta-feira (10) recebeu um grupo de representantes de vários sindicatos trabalhistas pedindo que a adesão do estado ao horário de verão fosse cancelada.
Wagner afirmou que quando esteve em Brasília, na terça-feira (9), foi para solicitar à presidente Dilma Rousseff e ao ministro de Minas e Energia, Edison Lobão, que a Bahia ficasse fora da medida, que visa reduzir o consumo de energia durante o período de adesão. "Tive a convicção de que não posso incomodar a maioria da população. Ano passado aderimos, foi um teste, houve uma rejeição muito grande. Em função disso, tomamos a decisão de cancelar o horário de verão", afirmou.
Sobre o fato de o anúncio ter sido feito em período eleitoral, no qual o candidato Nelson Pelegrino, do PT, disputa a prefeitura de Salvador com o ACM Neto, do DEM, Jaques Wagner alegou que a decisão de cancelar o horário de verão não tem relação com nenhuma medida eleitoreira por parte do PT. "Acho isso uma bobagem. A decisão é do governador, não acho que isso possa interferir no processo eleitoral municipal", concluiu.
Em 2011, o estado adiantou em uma hora o relógio depois de oito anos sem participar do horário de verão. Segundo o relatório do Operador Nacional do Sistema Elétrico, a Bahia economizou 105 megawatts em 2011, o que corresponde a 4,2% de toda a energia elétrica que seria consumida neste período.
 
G1

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário