Páginas

terça-feira, 23 de setembro de 2014

CALOR | - Guanambi registra temperatura recorde na tarde desta segunda (22). Termômetro do centro registra 46º graus.

 













As altas temperaturas registradas no inicio deste mês de setembro, foi o prelúdio do calor extremo registrado deste ontem, domingo (21) em Guanambi. No início da tarde desta segunda-feira, a cidade continuou a registrar em vários bairros, temperaturas acima dos 43º graus.

Diversos termômetros domésticos, gadgets de celulares, em automóveis e termômetros instalados no centro comercial de Guanambi, também registraram o recorde da temperatura na cidade, que chegou aos espantosos 46º graus de temperatura em vários destes medidores, inclusive no termômetro do relógio localizado na rotatória da Avenida Santos Dumont com a Guanabara, já no equipamento instalado próximo à feira livre de Guanambi, próximo de uma sombra, foi registrado a temperatura de 43º graus.
Quem caminhou nas ruas da cidade na tarde desta segunda, experimentou mais uma vez o ar pesado, o sol inclemente e a impressão de que o clima realmente é aquele que informam os ‘relógios’ espalhados em áreas públicas. De fato, é mais calor do que indica a meteorologia. E a diferença se explica pela sensação térmica, expressão que, pela repetição de dias abafados, já é o destaque desta estação.
> Sensação Térmica
Bem mais intenso que o calor registrado pelos marcadores na cidade, a sensação térmica chegou aos espantosos 49º graus nas imediações do aeroporto de Guanambi. A explicação é a seguinte: a temperatura percebida pelo corpo humano pode, em razão de uma série de fatores, ser bem mais intensa que a registrada no termômetro. A sensação térmica é resultado da combinação da temperatura do ar, da umidade e da velocidade do vento e da reação que a combinação desses fatores produz no corpo humano.

De acordo com o Centro de Previsão do Tempo e Estudos Climáticos do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais, quando a temperatura está elevada, a combinação de altas taxas de umidade relativa do ar e ventos fracos aumenta a sensação de calor.

por José Roberto Castro

alô  cidade

Nenhum comentário:

Postar um comentário