Páginas

quinta-feira, 18 de setembro de 2014

Perfil do Candidato


Rui Costa      

Rui Costa

(Rui Costa dos Santos)

Número

13

              Partido PT(Partido dos Trabalhadores )
         
              Cargo Governador 
              Estado BA

     

       Biografia

 Nascido em Salvador, Rui Costa é deputado federal.Formado em economia pela Universidade Federal da Bahia (Ufba), iniciou a vida pública participando do movimento sindical na década de 80, ao lado de Jaques Wagner.Foi um dos diretores do Sindicato dos Trabalhadores da Indústria Química e Petroquímica (Sindiquímica).Participou da construção do Partido dos Trabalhadores (PT), na Bahia, ao qual é filiado desde 1982.Em 2000 elegeu-se vereador por Salvador, sendo reeleito para mais um mandato.Com a eleição do governador Jaques Wagner, foi nomeado secretário de Relações institucionais em 2007. Na eleição de 2010, conquistou uma vaga na Câmara Federal e dois anos depois assumiu a chefia da Casa Civil no segundo mandato de Jaques Wagner  

 

Propostas de Governo

 Principais propostas de governo

 CULTURA 

As políticas culturais na Bahia, hoje, enfatizam o acolhimento a culturas negras,dos sertões, indígenas,ciganas, europeias,urbanas e rurais. Fortalecem a institucionalidade,transversalidade e organização democrática. A relevância da cultura baiana na formação da cultura nacional exige aprimoramento de serviços. Não há como separar a cultura da educação, comunicação e turismo. Cultura é elemento fundamental da geração de emprego e renda.Vamos instalar circuitos culturais para levar manifestações e espetáculos por todos os cantos da Bahia. Dinamizar os centros culturais, recuperar o que for preciso e criar novos centros, oferecendo apoio à criação de centros municipais. Utilizar caminhões adaptados onde ainda não há centros.Aumentar recursos para o Fundo de Cultura é prioridade,e consolidar o Plano Estadual de Cultura,Plano do Livro e da Leitura e a Rede de Formação em Cultura. Vamos transformar o TCA em um dos maiores do país, com espaços remodelados, cinema e centro de formação em artes cênicas.


EDUCAÇÃO

O compromisso é aprofundara qualidade da educação na Bahia. Vamos universalizar o ensino médio e dobrar o número de matrículas no sistema estadual de educação profissional.A meta é atingir 150 mil matrículas em cursos técnicos de nível médio. O estado tem a segunda maior rede estadual de educação profissional no país, com 25 campi federais, três núcleos IFs, além de 68 centros estaduais de educação profissional, atingindo 123 municípios. Seis universidades federais. Universidades estaduais que se destacam em pesquisa,formação profissional e inclusão,com políticas de cotas e da assistência estudantil.Unificaremos ações, criando um Sistema Estadual de Educação Superior para planejamento conjunto.Avançar com educação integral em mais 20% das escolas estaduais e implantar uma política de assistência estudantil nas universidades públicas estaduais.Precisamos trabalharem parceria com municípios,consórcios municipais,colegiados territoriais e instituições de ensino superior e movimentos sociais.

INFRAESTRUTURA
 
Para consolidar o processo de integração que a Bahia vem passando, vamos firmar os grandes eixos de infraestrutura de transporte,como a FIOL, Hidrovia do São Francisco, readequação da FCA Sul e Centro, Estaleiro do Paraguaçu,Polo Naval, associados ao Complexo Portuário da Baía de Todos-os-Santos,Porto de Ilhéus, Porto Sul e Porto de Juazeiro. Completará a rede de circulação,investindo nos aeroportos das maiores cidades, como Feira de Santana, Vitória da Conquista, Barreiras,Ilhéus, Teixeira de Freitas e Guanambi, e além dos centros logísticos no interior.É preciso reforçar a infraestrutura urbana e fomentara rede viária de interligação entre as regiões do estado.Garantir o acesso a serviços de qualidade na saúde, educação, segurança e internet. Promover a desconcentração regional da economia e permitir escoamento de mercadorias,reforçando vias que articulam a rede urbana às áreas de produção. Com o crescimento das cidades, é fundamental um desenho para a mobilidade urbana absorver esse novo fluxo do desenvolvimento.

A TARDE

Nenhum comentário:

Postar um comentário