Páginas

terça-feira, 23 de agosto de 2011

Esmalte pode causar câncer


A Proteste Associação dos Consumidores comparou a qualidade dos esmaltes, considerando a sua durabilidade, abrasividade, tempo de secagem e brilho. Entre as conclusões da avaliação a mais grave foi encontrar um produto que continha ingredientes que podem causar não apenas alergia, mas câncer.

Em geral, os esmaltes trazem vários componentes que podem ser prejudiciais à saúde. Por isso, a equipe da Proteste mediu a concentração dos mais prováveis de serem encontrados nesse tipo de produto. O resultado não foi nada bom, uma vez que a quantidade encontrada apontava para altas concentrações na maioria dos produtos testados.

As substâncias analisadas e apontadas com altamente perigosos foram foramdibutyl phtalate (banido em cosméticos, inclusive esmaltes, em toda a Europa), nitrotoluene, toluene e furfural (compostos comprovadamente cancerígenos).
Segundo a Proteste, no caso do dibutyl phtalate e do nitrotoluene, não existem referências aos mesmos na legislação brasileira. Já toluene e furfural não possuem limites para uso na legislação brasileira. Analisando pelas normas europeias, a quantidade máxima permitida de toluene é de 25% (250.000 mg/kg) e a de furfural, 360 mg/kg.

Tolueno
O que é? Deriva do benzeno, que pode ser usado como solvente.

Riscos: A inalação em baixos níveis pode causar confusão, tontura, dores de cabeça, fraqueza, perda de memória, apetite, visão ou auditiva. Quando muito inalado, a pessoa corre sérios ricos neurológicos, como perda da consciência dano cerebral e depressão, podendo levar a morte. Em mulheres grávidas o risco é até maior, podendo comprometer a formação do feto.

DBP
O que é? Pode ser absorvida pelo nosso organismo e ir se acumulando até causar um problema grave. O pior de tudo é que no banho ou ao lavar as mãos, essa toxina vai sendo retirada do esmalte e acaba entrando em contato com a pele, sendo absorvida. É o maior culpado pela alergia a esmaltes.

Riscos: Pode afetar o sistema imunológico, causar choque anafilático, dificuldades respiratórias, pressão baixa e até morte.

Formaldeído
O que é? Outro grande culpado pela alergia aos esmaltes. Seu resultado comum é a dermatite (inflamação da pele). Por evaporar muito fácil, apresenta um risco maior para nossa saúde.

Riscos: Seu uso regular pode causar câncer. Ele pode irritar as mucosas, principalmente olhos e garganta. Além disso, faz muito mal para quem tem problemas respiratórios, como asma, rinite e sinusite.

Solução
Nem todos os esmaltes contém essas toxinas, então devemos procurar os que não tem para usar semanalmente. Quem não quiser desperdiçar seus esmaltes com as toxinas na composição, deixe para usá-los de vez enquanto, porque assim não tem problema. Os hipoalérgicos não contém nenhuma das 3. Apesar de o preço ser meio alto, é melhor gastar o dinheiro do que pagar com a saúde, né?

Esmaltes hipoalérgicos
Os esmaltes da Colorama e a Argento são todos livre das toxinas e são baratos, tem o preço normal de esmalte. Já os esmaltes da Mavala, OPI, Sally Hansen e Revlon, também são todos hipos, mas o precinho já é mais alto, por não serem brasileiros. Algumas outras marcas nacionais não têm todos os seus esmaltes sem as toxinas, mas têm suas linhas hipoalérgicas, como a Êxtase, Speciallitá e Impala.

Fonte: Glamouragem / Folha de Palmeira

Nenhum comentário:

Postar um comentário