Páginas

sábado, 10 de setembro de 2011

É Possível Trocar De Nome?


Tem cada uma…

É possível, sim. Aliás, há casos em que não somente é possível, mas é também indispensável. Casos absurdos, como o daquele caipira que chegou ao cartório e disse que queria trocar de nome. “Bem, podemos providenciar isso, mas o senhor vai ter que trocar todos os seus documentos, vai dar trabalho danado!” – explicou o escrivão. Meio encabulado, o matuto disse: “Faz mar não, dotô! No meu caso, carece trocar de quarquer jeito!” Curioso, o funcionário perguntou: “Ah, é? E como é o seu nome?” Mais encabulado ainda, o caipira respondeu: “É Antonho Cocô, sim sinhô…” Esforçando-se para conter o riso, o escrivão concordou: “É… O senhor tem razão, ninguém pode se chamar Antônio Cocô. Mas, me diga, por qual nome o senhor quer trocar?” Com um sorriso vitorioso, o capiau respondeu: “Por Chico Cocô, sim sinhô!…”

Nomes absurdos

Pois é, o caipira não gostava mesmo era do “Antônio”, o resto estava ótimo… Isso foi só uma piada, mas há casos reais, registrados em vários cartórios brasileiros. Veja alguns exemplos incríveis: Agrícola Beterraba Areia Leão – Abxivispro Jacinto – Amável Pinto – Colapso Cardíaco da Silva – Gerunda Gerundina Pif Paf – José Catarro Marques da Silva – Maria Privada de Jesus – Otávio Bundasseca – Padre Filho do Espírito Santo Amém – Um Dois Três de Oliveira Quatro – Vicente Mais ou Menos de Souza… e muitos outros.

Como trocar o nome



Primeiro, é preciso saber que a lei só permite trocar de nome uma única vez. Ninguém pode trocar de nome quantas vezes quiser, porque o nome é uma forma de identificar uma pessoa em virtude de um crime, por exemplo. De modo geral, o nome de alguém é imutável, vale para o resto da vida. Existem, porém, algumas exceções. É necessário contratar um advogado, abrir um processo e o julgamento pode levar até seis meses.

Razões para a troca



Alguém muito conhecido pelo apelido tem direito de acrescentar o apelido na certidão ou até de trocar o prenome. Por exemplo, Luiz Inácio da Silva foi trocado por Luiz Inácio Lula da Silva; Maria da Graça Meneghel poderia ser trocado por Maria da Graça Xuxa Meneghel ou até por Xuxa Meneghel; Édson Arantes do Nascimento poderia virar Édson Arantes Pelé do Nascimento e assim por diante.



Outros casos



* Pessoas ameaçadas de morte

* Homônimos (pessoas com nomes iguais)



* Falsos nomes estrangeiros: pessoas cujos pais, por ignorância, registraram seus nomes estrangeiros erradamente. Maicon vira Michael; Uóxinton vira Washington, Cheron vira Sharon e Sthefany vira Stéphanie

* Motivo de bullying: nomes que lembrem palavrões ou sejam ridículos. No tempo daquela campanha pelo uso da camisinha (lembram?), muitos Bráulios trocaram de nome…

Nenhum comentário:

Postar um comentário